quarta-feira, 17 de junho de 2015

MDA e Sebrae discutem parcerias para agricultura familiar

Com o objetivo de ampliar o mercado de produtos da agricultura familiar e fortalecer o cooperativismo no Brasil, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. O encontro ocorreu nesta terça-feira (16), em Brasília, e contou com a presença da secretária executiva da pasta, Maria Fernanda Ramos Coelho.
Segundo Patrus, aumentar as possibilidades de comercialização dos alimentos produzidos por famílias de agricultores é uma das prioridades do MDA. 
O ministro também apontou a produção de orgânicos em grande quantidade como possível campo a ser explorado por uma cooperação entre as partes. “A agroecologia é outro caminho. Queremos que os agricultores produzam alimentos saudáveis em larga escala”, salientou.
O presidente do Sebrae lembrou que o desenvolvimento da agricultura familiar faz parte do trabalho da entidade. “O Sebrae trabalha em dois caminhos: consultorias de pequenos negócios e uma agência de desenvolvimento de municípios. E a agricultura familiar entra nessa segunda parte, podendo impulsionar o desenvolvimento local”, avaliou Barretto.
O presidente assegurou que o Sebrae pode iniciar as operações imediatamente e recebeu sugestões da secretária executiva Maria Fernanda Ramos. “Poderíamos começar com pilotos em alguns estados. Outra questão é a consultoria em cooperativas, com capacitação nas agroindústrias. Precisamos fomentar a atividade cooperativista”, disse Maria Fernanda.
O Sebrae é um antigo parceiro do MDA e colaborou na elaboração de duas Feiras Nacionais da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Brasil Rural Contemporâneo) e com a comercialização de produtos do Talentos do Brasil – programa que promove a produção de grupos de artesãos rurais.

João Paulo Biage
Fonte: Ascom/ MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário