terça-feira, 3 de junho de 2014

As inscrições do Sisu começam hoje

Atenção atenção!Começaram hoje as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) (link is external) do segundo semestre de 2014.  Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito o Enem em 2013 e não ter zerado a redação. Os estudantes concorrerão a 51.412 vagas em 1.447 cursos, distribuídos em 67 instituições federais e estaduais, e cada candidato poderá fazer até duas opções de curso. Os candidatos terão até quarta feira (4) às 23:59h para fazer suas inscrições.

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação que por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. São vagas em 4.700 cursos espalhados por 115 instituições diferentes em todo o país.
O Sisu funciona assim: com a nota do Enem em mãos, o candidato escolhe, via internet (link is external), o curso a que quer concorrer, em qualquer uma das instituições que participam do sistema .  Ao fazer a escolha, o sistema mostra automaticamente se a sua nota será suficiente para o ingresso no curso escolhido. Você pode mudar de opção quantas vezes quiser enquanto o prazo de inscrições estiver em vigor (com as inscrições encerradas, não é mais possível alterar a opção de curso).
O resultado da primeira chamada será divulgado na sexta feira (6) e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Cursos de medicina e engenharias aumentaram o número de vagas, passando a ser 1.374 em medicina e 2.550 s nas engenharias.
Com as notas do Enem, no governo Dilma Rousseff, foram 96 mil vagas a mais nas universidades. Somadas aos números do governo do presidente Lula, o número de vagas foi triplicado em relação a 2002. Foram concedidas 1,4 milhão de bolsas do ProUni; 1,5 milhão de estudantes contrataram o Fies; e 62,5 mil estudantes foram estudar no exterior graças ao Ciência sem Fronteiras – número que passará para 101 mil até o fim do ano.

DicadoMudaMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário