quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARAÍBA REALIZA III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como tema “Alimentação adequada e saudável direito de todos” será realizada de 26 a 28 de setembro, no Convento Franciscano no município de Lagoa Seca, Paraíba e  irá  discutir  o plano de segurança alimentar e nutricional para a Paraíba, além da criação da Câmara Intersecretarial.
A programação da conferência terá inicio às 16 horas da próxima segunda feira, 26, com a apresentação e aprovação do regimento da Conferência. Às 19 horas haverá a abertura solene e em seguida palestra com o Conselheiro Nacional do Consea Irio Conti,além de apresentações culturais e um coquetel oferecido aos presentes.
No segundo dia do evento, os trabalhos têm início com a palestra de Renato Silva de Assis do Dieese que apresentará dados da Paraíba, sobre os desafios e perspectivas da Economia no Estado e abrirá espaço para debate. A partir das 10 horas haverá a apresentação do relatório das Conferências Temática dos Povos Indígenas e Tradicionais.
Ainda pela manhã haverá uma apresentação dos avanços, desafios e perspectivas da Economia Solidária na Paraíba. No período da tarde as atividades tem início com a apresentação do relatório das Conferências Regionais de Patos,Guarabira,Sousa,Campina Grande e João Pessoa.
De acordo com a programação haverá ainda uma palestra sobre a Construção do Sisan(Sistema Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) por Carmém Priscila Bocchi do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Wécio Pinheiro da Secretaria de Desenvolvimento Humano respectivamente .A Consolidação da agricultura familiar de base agroecológica também será tema de discussão pelo superintendente do Incra Lenildo Morais.
Durante o evento haverá uma feira onde cinco grupos de produção de várias regiões do Estado apresentando as expectativas e êxitos com produtos orgânicos e economia solidária com participação da Empasa,Secretaria de Agricultura,Conab,Incra,Secretaria de Pesca,agricultores da Ecovazea e Ecoborborema,Ecosul além da participação do Fórum de Economia Solidária.
 Ainda está previsto a criação de grupos temáticos que devem atuar nos Seminários regionais do Sisan no estado e organização dos Conseas municipais por regiões. Ao final do evento será elaborado um documento a ser discutido na Conferência Nacional que acontece de 7 a 10 de novembro de 2011, em Salvador/Bahia.
Estarão presentes o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, (Consea-PB), Arimatéia Rodrigues França,  representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Priscila Bocchi, e os conselheiros do Consea Nacional, Aldenôra Pereira, Andrea Davi e Marcelo Torres Coordenador  Nacional da Ascom-Assessoria de Comunicação.
O que o Consea ?
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um órgão de assessoria ao Poder Executivo com o objetivo de formular diretrizes e políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação em todo o Brasil. O Conselho faz a articulação entre Governo e sociedade civil para a proposição de ações e programas na área da alimentação e nutrição, como Bolsa Família, Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Vigilância Alimentar e Nutricional.
Ana Neves 
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário