quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sem-tetos invadem galpão da Companhia Brasileira de Trens

Terça, 25 de Novembro de 2008 - 09h00
Cerca de 20 famílias sem-teto ocuparam um galpão abandonado pertencente à União, na área da estação central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa. De acordo com o representante do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Sidney Oliveira, eles só pretendem deixar o local após a confirmação da inscrição em programa de habitação no Estado ou na Prefeitura da Capital. Os ocupantes, na grande maioria crianças, estão instalados a poucos metros da linha e colocam em risco a própria segurança e o funcionamento do tráfego ferroviário no local. 
Na tarde de ontem, o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, se reuniu com os representantes do movimento e se comprometeu a tentar articular uma reunião, hoje à tarde, com representantes das secretarias estadual e municipal de Habitação e Desenvolvimento Social para discutir o problema. 
A ocupação do imóvel aconteceu no último sábado e integra uma série de ocupações de prédios públicos programadas pelo Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL). Segundo Sidney Oliveira, a mobilização tem como objetivo gerar o debate de dirigentes governamentais sobre a implantação de uma política habitacional no país. O Governo do Estado, as Prefeituras e a Caixa Econômica Federal seriam os principais alvos dessa cobrança.Sidney afirmou que o déficit habitacional na Paraíba é de mais de 100 mil casas, 40% só em João Pessoa. Segundo a coordenação do MTL, cerca de 2,4 mil famílias estão ocupadas em prédios públicos.
Damásio Dias e Marly Lúcio

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário